1. INTRODUÇÃO

 

Com a popularização dos jogos de computadores, tem sido crescente o número de pessoas que buscam ferramentas que simplifiquem seu desenvolvimento.

As diversas linguagens existentes, como C++ [Deitel, 2001], JAVA [Deitel, 2002], Assembly [Duntemann, 2000], entre outras, oferecem recursos para desenvolvimento de jogos. Entretanto, a incorporação de ferramentas a essas linguagens facilita o desenvolvimento, uma vez que são oferecidas funcionalidades que possibilitam um maior nível de abstração e, principalmente, permitem a criação de códigos portáteis [Coelho, 2005].

Dentre essas ferramentas, destacam-se as de código livre, como OpenGL (Open Graphic Library) e SDL (Simple DirectMedia Layer), cujas descrições são apresentadas na Seção 2.

Oferecendo recursos com um escopo delimitado, tais ferramentas são, muitas vezes, usadas em conjunto para a criação de jogos, o que as tornam complementares entre si.

Este trabalho discute a biblioteca ClanLib que, incorporando as bibliotecas citadas e algumas outras, apresenta todos os recursos necessários para a criação de um jogo completo. Dessa forma, para criar um jogo que utiliza recursos gráficos e de som, o desenvolvedor não precisará chamar diretamente funções da OpenGL, para exibição de gráficos e nem de outra biblioteca de recursos de som. Bastará apenas utilizar as funções predefinidas da ClanLib que encapsulam essas chamadas e os recursos serão disponibilizados. Um detalhamento das funções oferecidas pela ClanLib é apresentado na Seção 3.

Os procedimentos de instalação da biblioteca são apresentados na Seção 4 e a aplicação de suas principais funções é demonstrada na Seção 6, que apresenta um pequeno tutorial, demonstrando os principais passos para o desenvolvimento da base de um jogo de ação em 2D totalmente feito com a ClanLib.

Com este tutorial, será possível visualizar que um jogo completo pode ser desenvolvido com a ClanLib, sem a necessidade de fazer chamadas a funções de diferentes bibliotecas.