4. INSTALAÇÃO DA CLANLIB

 

Nessa seção, são demonstrados os procedimentos para instalação da biblioteca ClanLib 0.7.7 em ambiente Windows utilizando-se o Microsoft Visual C++ 6.0. A ClanLib 0.7.7 pode ser obtida em [Norddahl e Gangstoe, 2004].

Para uma alta performance na utilização de gráficos e sons, a ClanLib utiliza-se da Microsoft DirectX [Microsoft DX, 2004], que pode ser definida como uma interface de programação de aplicações multimídia construída no ambiente Windows. São utilizadas funções somente disponíveis a partir da DirectX 8, o que traz problemas para compilação da ClanLib em Windows NT, já que a maior versão da Microsoft DirectX disponível para Windows NT é a versão 3. No entanto, jogos que não requerem ampla utilização de recursos gráficos e de sons podem ser compilados com algumas pequenas modificações no código da ClanLib, conforme é descrito na Seção 5 deste texto.

A ClanLib utiliza também diversas bibliotecas de código aberto que devem ser instaladas para sua correta compilação. Tais bibliotecas são listadas a seguir e seu código compilado para Windows pode ser encontrado em [Norddahl e Gangstoe, 2004]:

 

·      ZLIB Library: biblioteca para compactação e descompactação de arquivos;

·      HERMES Library: biblioteca para manipulação de imagens (conversão de imagens de um formato para outro);

·      JPEG Library: biblioteca para compressão e descompressão de imagens no formato JPEG (método padronizado pelo Comitê JPEG para compressão e descompressão de imagens);

·      PNG Library: biblioteca para manipulação de arquivos de imagem em formato PNG (Portable Network Graphics);

·      MIKMOD Library: biblioteca para manipulação de arquivos de música;

·      SDL Library: biblioteca desenhada para prover baixo nível de acesso a recursos de hardware, como áudio, teclado, joystick, e vídeo.

·      OGG VORBIS Library: biblioteca para manipulação de arquivos de áudio no formato Ogg Vorbis (formato de compressão de arquivos de áudio que possui a mesma qualidade de MP3);

Para instalação da ClanLib, sugere-se a criação de uma estrutura de diretórios no disco rígido, conforme abaixo:

 

 

 

Figura 4.1: Estrutura de diretórios para instalação da ClanLib

Fonte: Dados de Pesquisa

 

Após a criação da estrutura de diretórios para armazenar a instalação da biblioteca, deve-se descompactar o arquivo ‘.zip’ da ClanLib em uma pasta do disco rígido, onde poderão ser vistos então os arquivos e a documentação da biblioteca. Também serão incluídos nessa pasta, os procedimentos de instalação, que podem ser encontrados no arquivo INSTALL.win32. Nesse arquivo, é sugerida a instalação da biblioteca Debugging Tools, que pode ser encontrada em http://www.microsoft.com/whdc/ddk/debugging/installx86.mspx, pois caso a mesma não seja instalada, poderá ocorrer um erro na compilação das classes ClanLib Core.

 

Utilizando-se a estrutura de diretórios criada, deve-se copiar para a mesma os arquivos das bibliotecas citadas no texto acima. Caso a estrutura criada tenha sido idêntica à anterior, os arquivos deverão ser copiados nos seguintes caminhos:

 

Tabela – Caminhos de gravação das bibliotecas utilizadas pela ClanLib

ZLIB

- \ClanLib\input\lib\zlib.lib

- \ClanLib\input\include\zlib.h

- \ClanLib\input\include\zconf.h

MIKMOD

- \ClanLib\input\lib\MikMod.lib

- \ClanLib\input\include\mikmod.h

HERMES

- \ClanLib\input\lib\Hermes.lib

- \ClanLib\input\include\Hermes

SDL

- \ClanLib\input\lib\SDL.lib

- \ClanLib\input\include\SDL

JPEG

- \ClanLib\input\lib\jpeg.lib

- \ClanLib\input\include\jpeglib.h

- \ClanLib\input\include\jconfig.h

- \ClanLib\input\include\jmorecfg.h

- \ClanLib\input\include\jerror.h

VORBIS

- \ClanLib\input\lib\vorbis.lib

- \ClanLib\input\lib\vorbis_static.lib

- \ClanLib\input\include\vorbis

PNG

- \ClanLib\input\lib\libpng.lib

- \ClanLib\input\include\pngconf.h

- \ClanLib\input\include\png.h

OGG

- \ClanLib\input\lib\ogg.lib

- \ClanLib\input\lib\ogg_static.lib

- \ClanLib\input\include\ogg

Tabela 4.1: Caminhos de gravação das bibliotecas utilizadas pela ClanLib

Fonte: Dados de Pesquisa

 

Conforme mencionado no início dessa seção, a ClanLib usa recursos que requerem a instalação da Microsoft DirectX. Os arquivos de instalação da Microsoft Direct X podem ser obtidos em [Microsoft DX, 2004].

Instalada a Microsoft Direct X, deve-se parametrizar o Microsoft Visual C++ com os endereços dos arquivos dos tipos Include e Library:

  

 

Figura 4.2: Parametrizando o MSVC++ 6.0. Caminho dos arquivos Include da Direct X

Fonte: Dados de Pesquisa

  

 

Figura 4.3: Parametrizando o MSVC++ 6.0. Caminho dos arquivos Library da Direct X

Fonte: Dados de Pesquisa

 

 

É necessário também parametrizar o Microsoft Visual C++ com o endereço onde foram instaladas as bibliotecas utilizadas pela ClanLib, bem como o endereço onde serão guardados seus arquivos após sua compilação.

 

Figura 4.4: Parametrizando o MSVC++ 6.0. Caminho dos arquivos Include da ClanLib

Fonte: Dados de Pesquisa

 

 

Figura 4.5: Parametrizando o MSVC++ 6.0. Caminho dos arquivos Library da ClanLib

Fonte: Dados de Pesquisa

 

Juntamente com os arquivos da ClanLib, são encontradas rotinas para facilitar sua instalação no Microsoft Visual C++. Tais rotinas serão seguidas nesse documento, pois entende-se que esse procedimento irá simplificar todo o processo de instalação.

Para uma correta compilação da biblioteca, depois de aberto o Microsoft Visual C++, será necessário habilitar a barra de ferramentas Build e desabilitar Build Minibar, conforme exibido abaixo:

 

Figura 4.6: Habilitando a barra Build no MSVC ++ 6.0

Fonte: Dados de Pesquisa

 

Na pasta onde os arquivos da ClanLib foram descompactados, será encontrado o arquivo CONFIGURE.DSW que deve ser aberto no Microsoft Visual C++ e compilado através do menu Build/Rebuild All.

Após a compilação, o arquivo CONFIGURE.EXE, criado na mesma pasta do CONFIGURE.DSW deverá ser executado e os procedimentos abaixo, seguidos:

 

 

Figura 4.7: Execução do arquivo CONFIGURE.EXE

Fonte: Dados de Pesquisa

 

O programa CONFIGURE.EXE criará então a área de trabalho (workspace) ClanLib.dsw do Microsoft Visual C++, que deverá ser utilizada para compilação da biblioteca.

O próximo e último passo então é a compilação de cada classe da biblioteca, a saber:

 

Tabela – Classes da ClanLib

clanApp

clanGUIStyleSilver

clanVoice

clanCore

clanMikMod

clanVorbis

clanDisplay

clanNetwork

 

clanGL

clanSDL

 

clanGUI

clanSignals

 

clanGUIStyleBoring

clanSound

 

Tabela 4.2: Classes da ClanLib

Fonte: Dados de Pesquisa

 

Compiladas as classes, será possível então a execução de um jogo, como o Pacman, cujo código encontra-se juntamente com os arquivos da ClanLib.